VIDA DA COMUNIDADE

VIDA DA COMUNIDADE:


Toda terça-feira grupo de oração da RCC ás 19:00 hs.


Toda quinta-feira Adoração ao Santissímo Sacramento às 19:30 hs


Reunião da equipe de Liturgia todo o sábado às 17:00 hs

sábado, 6 de outubro de 2012

DIA MUNDIAL DAS MISSÕES



A igreja no Brasil está vivendo o mês missionário, e no penúltimo domingo a Igreja no mundo inteiro celebra o 86º Dia Mundial das Missões. Este dia, vale a pena lembrar, foi instituído pelo Papa Pio XI em 1926, e celebrado pela primeira vez em 1927.
O Dia Mundial das Missões tem como finalidade despertar a consciência missionária em todos os cristãos; sensibilizar a todos para o problema missionário; além de promover as vocações missionárias, e também cooperar no sustento da missão  nos cinco continentes, através da coleta de fundos para as missões. A coleta é feita durante a celebração eucarística e se faz necessária, pois: "São muitas as necessidades materiais e econômicas das missões: não apenas para dotar a Igreja de estruturas minimas, tais como capelas, escolas para catequistas e seminaristas, residências, mas também para sustentar as obras de caridade, de educação e de promoção humana, campo vastissimo de ação, especialmente nos países pobres" (RM n. 81).
Para esta ocasiã tão especial, todos os anos o Papa escreve uma mensagem. Neste ano, o tema da mesma é "Chamados a fazer brilhar a palavra da verdade" (Porta fidei n. 6). Nela, Bento XVI afirma que é necessário "reavivar o entusiasmo da comunicação da fé, para se promover uma nova evangelização das comunidades e dos países de antiga tradição cristã que estão perdendo a referência de Deus". Exatamente por isso, continua o Papa, "a preocupação de evangelizar não deve jamais ficar à margem da atividade eclesial e da vida pessoal do cristão".
Talvez não sejamos tão fervorosos como São Maximiliano Kolbe, este grande missíonário que não poupou energias nem a própria vida para realizar um mandato de Cristo: "Ide por todo o mundo, proclamai o evangelho a toda criatura" (Mc 16, 15); nem tão audaciosos para fundar um movimento de evangelização, como a Milicia da Imaculada, mas, enquanto cristãos, somos chamados a partilhar a nossa fé que,  como nos lembra o Papa, é "um dom que nos foi concedido para ser partilhado (...) é uma luz que não deve ficar escondida, mas iluminar toda a casa. É o dom mais importante que recebemos na nossa vida e que não podemos guardar para nós mesmos".
Que este mês missionário, portanto, nos leve a refletir concretamente sobre como estamos vivendo o nosso compromisso de batizados. Temos partilhado a nossa fé? De que modo? E deixamos que as palavras de São Paulo "Ai de mim, se eu não evangelizar" (1 Cor 9, 16) ecoem nos nosso corações.

FONTE: ARTIGO MISSIOLOGIA DA REVISTA O MÍLITE
Nº 260 OUTUBRO DE 2012
AUTORA: MARLETE LACERDA
MISSIONÁRIA DA IMACULADA-PADRE KOLBE

Nenhum comentário: